Este website utiliza cookies de acordo com a política em vigor. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Cookies e Política de Privacidade.
Dicas de Consumo
Ao consumir o produto, é aconselhável que se verifique sua acidez, quanto menor, melhor e data de validade.
Normalmente o azeite deve ser consumido em 12 meses.
Antigamente era possível encontrar no comércio azeites de primeira e de segunda prensagem mas actualmente o processo é único e o azeite é prensado uma única vez a frio ou pela variação de pressão e temperatura.

É muito mais comum encontrar os azeites extra-virgens engarrafados sendo aconselhável que se procure azeites engarrafados em embalagens mais escuras, já que a incidência de luz catalisa a oxidação do produto. Já aos óleos de oliva é muito mais comum que sejam comercializados em lata. para estes, o ponto de solda da lata pode em algumas vezes oxidar o produto.

Ao transvasar, leve em conta que a luz, o calor e o ar são altamente prejudiciais ao produto, que deve ser armazenado em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz. Pode-se evitar a acção da luz ao se embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. apesar de comumente usados os bicos doseadores também podem facilitar a oxidação e devam ser evitados. É aconselhável que se consuma o azeite o mais rápido possível após sua abertura, e portanto é melhor que se armazene-o em embalagens menores, que sejam consumidas tão logo sejam abertas.

Receitas
Torradinhas, torradas de azeite
Aqueça o azeite, de preferência um azeite com flavour a azeitona fresca ou um azeite de um leve doce amendoado, e com um pincel barre bem as fatias de pão centeio torrado «nas brasas da fornalha» (pão trigo ou mistura). Polvilhe depois com um pouco de sal grosso ou açúcar, se for guloso. Experimente também, antes de barrar as fatias de pão, esfregá-las com alho bem alheiro.
Pão de tomate
Corte o pão trigo, fresco de preferência porque o entranhar de untadura é mais fácil, em fatias finas e esfregue-as com alho e tomate bem maduro. (o tomate coração de boi diziam ser o melhor, o mais sumarento de todos). Borrife-as com azeite, azeite em que predomine o picante sobre o amargo, e coloque sobre casa fatia uma lasca fina de presunto bísaro.
Amêndoas com azeite
Num almofariz esmague uma dúzia a dúzia e meia de amêndoas por pessoa, juntamente com os alhos.(A «Refêgo» e a «Verdeal» pareciam ser as melhores!).Vá adicionando, pouco a pouco, o azeite, e mude esta mistura para uma terrina onde se junta tantinho de água e sumo de limão. Acrescente o miolo de pão cortado aos quadrados e leve ao frigorífico durante algum tempo. Devem ser servidas ligeiramente frias - assim é que são boas.